Hoje você pergunta...
Pra quê aprender isso? E aquilo?
Pra quê saber da História de 1500 anos atrás? Eu não nasci naquele tempo!
Pra quê saber da Geografia, se o que importa é o asfalto que eu piso e está em condições ruins?
Pra quê saber ler e escrever bem no caderno, se no computador tem autocorreção?
Pra quê aprender a tabuada, a calcular m.m.c e m.d.c., conhecer os conjuntos de números naturais, inteiros, racionais e reais, se eu só uso as "quatro operações básicas - adição, subtração, multiplicação e divisão-" (mesmo que eu não divida nada!! com ninguém)?
Muito bem...
Várias perguntas que possuem respostas diretas e claras...
Saber de:
-> Seu passado hoje, serve para planejar seu FUTURO... e, pode crer, os livros e documentos dizem muito das épocas passadas, principalmente, dos erros de nossos antepassados para que não os façamos nos dias atuais e prejudiquemos as nossas próximas gerações.
-> Seu bairro não é único, mas uma parte importante de um todo que faz a diferença no seu Município; se deslocar é preciso, necessário é o conhecimento das divisões políticas e geológicas, passando da planície para o planalto entre outros conteúdos que fazem parte da Geografia.
-> Comunicar-se bem por todos os meios que existem: carta, bilhete, mensagem enviada por celular, mensagem enviada pela internet... portanto não há outro modo, saber ler e escrever bem faz parte de um bom ensino que se pretende ter na Vida.
-> Você precisa ser melhor do que qualquer máquina de calcular, pois tem a capacidade de memorizar e identificar muitas propriedades da matemática que facilitam os diversos cálculos que são propostos durante a vida... As bases são as operações indicadas (adição, subtração, multiplicação e divisão), mas trabalhar somente com elas, é o mesmo que, em pleno verão de 35 graus Celsius de temperatura e sem previsão de chuva, estar a beira de uma piscina e lavar apenas as mãos... Em questão da divisão... quem divide uma dúvida, multiplica esclarecimentos necessários....
Pra quê aprender isso? E aquilo?
Pra quê saber da História de 1500 anos atrás? Eu não nasci naquele tempo!
Pra quê saber da Geografia, se o que importa é o asfalto que eu piso e está em condições ruins?
Pra quê saber ler e escrever bem no caderno, se no computador tem autocorreção?
Pra quê aprender a tabuada, a calcular m.m.c e m.d.c., conhecer os conjuntos de números naturais, inteiros, racionais e reais, se eu só uso as "quatro operações básicas - adição, subtração, multiplicação e divisão-" (mesmo que eu não divida nada!! com ninguém)?
Muito bem...
Várias perguntas que possuem respostas diretas e claras...
Saber de:
-> Seu passado hoje, serve para planejar seu FUTURO... e, pode crer, os livros e documentos dizem muito das épocas passadas, principalmente, dos erros de nossos antepassados para que não os façamos nos dias atuais e prejudiquemos as nossas próximas gerações.
-> Seu bairro não é único, mas uma parte importante de um todo que faz a diferença no seu Município; se deslocar é preciso, necessário é o conhecimento das divisões políticas e geológicas, passando da planície para o planalto entre outros conteúdos que fazem parte da Geografia.
-> Comunicar-se bem por todos os meios que existem: carta, bilhete, mensagem enviada por celular, mensagem enviada pela internet... portanto não há outro modo, saber ler e escrever bem faz parte de um bom ensino que se pretende ter na Vida.
-> Você precisa ser melhor do que qualquer máquina de calcular, pois tem a capacidade de memorizar e identificar muitas propriedades da matemática que facilitam os diversos cálculos que são propostos durante a vida... As bases são as operações indicadas (adição, subtração, multiplicação e divisão), mas trabalhar somente com elas, é o mesmo que, em pleno verão de 35 graus Celsius de temperatura e sem previsão de chuva, estar a beira de uma piscina e lavar apenas as mãos... Em questão da divisão... quem divide uma dúvida, multiplica esclarecimentos necessários....
Pense bem em tudo que foi escrito... avalie toda a sua caminhada até esse momento e responda: Qual é a sua opinião?
TIPOS DE LEITURA E PERGUNTAS GERADORAS
As perguntas mais importantes que devemos nos fazer pra ler uma imagem são:
As perguntas mais importantes que devemos nos fazer pra ler uma imagem são:
· O que podemos ver?
· É sobre o quê?
· O que ela diz para
cada um de vocês?
· Qual é a relação da
obra com o mundo?
Toda obra de arte, seja pintura, escultura, vídeo
ou fotografia, por exemplo, tem em si suas próprias qualidades. Estas nos darão
informações quando estivermos lendo uma imagem. Para entendermos essas
qualidades precisamos olhar para as características formais da obra, em termos
de linhas, tons, cores, espaço e massa, por exemplo. Ao olharmos para suas
propriedades físicas, como para seus materiais e processos, aprofundaremos
nossa compreensão do objeto artístico. Os materiais da arte moderna abrem
espaço para um arranjo ilimitado de cores, texturas e tipos de pintura. Os
artistas saíram de um tempo em que os pigmentos ditavam as cores que eles
deveriam usar. Os materiais escultóricos e suas técnicas seguiram os mesmos
caminhos. No começo do século XX, artistas como Marcel Duchamp
apresentavam em galerias, de maneira simples e corriqueira, objetos comuns como
obras de arte. Desde então os artistas passaram a ter liberdade para usar
muitos tipos de materiais, possibilitando a realização da arte moderna de
acordo com as idéias de sua cabeça. A arte contemporânea pode ser feita
praticamente de qualquer coisa – filme e vídeo, objetos achados, comida, móveis
– materiais cuja história e associações que possamos fazer afetam nosso
entendimento da obra.
LEITURA FORMAL
LEITURA FORMAL
cores
|
Que
cores o artista usou? Por que vocês acham que ele usou essas cores?
Como
essas cores estão organizadas? Quais efeitos elas criam?
|
formas
|
Que
tipo de formas vocês podem encontrar na obra? Formas arredondadas, retas,
pontiagudas, pontilhados? Quais efeitos elas criam?
|
símbolos
|
Que
tipo de marcas e símbolos o artista usa? Quais efeitos elas tem? Eles fazem
parte da nossa cultura? O que significam?
|
superfície
|
Com o
quê a superfície parece? Que tipos de texturas podemos ver? Quais efeitos
elas criam?
|
escala
|
Qual é
o tamanho real dessa obra? Ela é grande? Suas dimensões originais são muito
diferentes das dimensões da reprodução que estamos vendo?
Faria
alguma diferença se ela fosse maior ou menor? Será que há algum motivo para o
artista ter escolhido esse tamanho?
|
espaço
|
Podemos
encontrar na obra sensação ou ilusão de espaço ou profundidade? Há
preocupação com isso?
Como as
formas são colocadas no espaço? Há simetria?
Como é
o movimento das formas no espaço?
|
materiais
|
Com que
materiais essa obra foi feita? São materiais tradicionais ou “encontrados”?
Como seria nossa reação diante a obra se o artista tivesse usado materiais
diferentes? Quais associações ou conotações os materiais usados carregam?
Vocês
são capazes de identificar todos os matérias usados pelo artista olhando para
a reprodução?
|
processo
|
Como
essa obra foi feita? Foi o artista que a fez ou ela foi fabricada? Que tipo
de habilidade esteve envolvida no processo de produção da obra? Aconteceram
fortes mudanças ao material enquanto a obra foi feita?
Conseguimos
ver na obra pronta indícios de seu processo de construção?
|
composição
|
Como a
obra está organizada? Como é a proporção dos elementos apresentados? A obra
apresenta semelhanças ou contrastes?
As
formas no espaço parecem seguir uma organização ou estão desorganizadas?
|
LEITURA TEMÁTICA
conteúdo
|
O que é a obra? Ela é sobre o quê?
O que está acontecendo? Podemos imaginar um enredo? A obra foi inspirada em
alguma obra literária (literatura mundial, nacional, mitológica, religiosa
etc.)?
|
mensagem
|
Depois de fazer uma descrição
atenta da obra, o que podemos especular sobre o que o artista quis dizer? Que
tipo de mensagem ele tentou passar? O que esta obra representa?
|
título
|
O que o artista quis dizer com esse
título? Ele muda o jeito como vocês vêm a obra? Vocês dariam outro título
para ela?
|
tema
|
Qual é o tema desse trabalho? Ele
apresenta mais de um tema? Qual será que foi a inspiração do artista para
fazer essa obra?
|
tipo / gênero
|
Há alguma relação dessa obra com os
gêneros tradicionais da História da pintura (mesmo que a obra em questão não
seja uma pintura), como por exemplo, o nu, a paisagem, o retrato ou a pintura de
natureza morta?
|
LEITURA PESSOAL:
você
|
Qual foi sua primeira reação com a
obra de arte? O que fez você sentir ou pensar assim?
Você gostou da obra à primeira
vista?
|
seu mundo
|
A obra te fez lembrar de quê?
Porque isso te fez lembrar daquilo?
Você consegue fazer alguma relação
entre o que vê e sua vida?
Ela representa algo que é
importante para você?
|
suas experiências
|
Você pode conectar a obra a quê?
Você já foi há algum lugar como este que é mostrado pelo artista?
|
LEITURA CONTEXTUALIZADA:
quando
|
Quando
essa obra foi feita? Podemos fazer alguma conexão entre a obra e o período em
que ela foi feita? Ela mostra alguma ação que era comum há uma época e que já
não acontece mais?
As
roupas das pessoas retratadas representam a época que a obra foi feita? Qual
é a relação dessas roupas com as roupas que usamos atualmente?
|
onde
|
Onde
essa obra foi feita? O que a obra pode nos dizer sobre o lugar que ela foi
feita? Há alguma característica na obra que nos ajuda a encontrar sua
nacionalidade?
|
quem
|
Quem
fez essa obra? O que nós sabemos sobre esse artista? Há alguma relação ao
modo de vida do artista com a obra que ele fez? Essa obra foi importante para
o artista ou foi somente uma encomenda?
Essa
obra foi feita pra quê? Pra quem?
|
história
|
Podemos
relacionar essa obra ao contexto social e político do momento histórico em
que foi feita?
Ela
ainda é atual? Pode ser relacionada ao contexto social e político de hoje?
|
outras linguagens
|
Podemos
relacionar essa obra com obras de outras linguagens artísticas do período,
como cinema, música, teatro, literatura ou design, por exemplo?
|
outras áreas do conhecimento
|
Podemos
relacionar essa obra com outras áreas do conhecimento, como por exemplo, a
ciência, geografia, matemática, ecologia?
O
artista estava relacionado a algumas dessas áreas?
|
o presente
|
Como as
pessoas olham para essa obra hoje em dia? É igual ou diferente de quando ela
foi originalmente vista?
Essa
obra é considerada importante ou valiosa?
|
o obra no espaço
|
Em que
museu ou coleção está essa obra? Ela está colocada em posição de destaque?
Algum
de vocês já viu essa obra pessoalmente?
|
interpretação
|
Como as
informações recebidas pelo professor e pesquisadas pelos alunos afetam a
experiência com a obra? Vocês sentiriam a mesma coisa se não tivessem essas
informações?
|
Artes-Musica consciência negra apresentação final.
Hoje eu vou me libertar
Eu não posso ficar aqui
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Eu não posso ficar aqui
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Ainda dentro de um navio negreiro
Quem eu amava foi embora
Eu vi filho e mulher sendo amarrado no pé
E ainda jogado no mar de Angola
Quem eu amava foi embora
Eu vi filho e mulher sendo amarrado no pé
E ainda jogado no mar de Angola
Eu não posso ficar aqui
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Deus me apareceu de olhos fechados
Perguntei Oh Deus porque tanto sofrimento?
Deus me disse que o homem é assim
Pare e pense um pouquinho
Jesus morreu na cruz sem ter pecados
Perguntei Oh Deus porque tanto sofrimento?
Deus me disse que o homem é assim
Pare e pense um pouquinho
Jesus morreu na cruz sem ter pecados
Eu não posso ficar aqui
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Eu vou me embrenhar na mata
Vou atrás da minha liberdade
O feitor não vai me pegar
Hoje vai comer poeira vou encontra Palmares
Vou atrás da minha liberdade
O feitor não vai me pegar
Hoje vai comer poeira vou encontra Palmares
Eu não posso ficar aqui
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi
Posso até não me libertar mais eu tento
Isso é pra você que só vive no lamento
Vai atrás do que você quer
Seja homem ou mulher
Você é maior do que todos pensam
Isso é pra você que só vive no lamento
Vai atrás do que você quer
Seja homem ou mulher
Você é maior do que todos pensam
Eu não posso ficar aqui
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi.
Lá pra senzala eu não quero ir
Hoje eu vou me libertar
Vou lá pra Capoeira, vou encontra Zumbi.
Atenção: Partes em vermelho Refrão.
As partes em Preto somente o Ygor canta
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário