Arte- Leitura de Imagem
LEITURA FORMAL
cores
|
Que
cores o artista usou? Por que vocês acham que ele usou essas cores?
Como
essas cores estão organizadas? Quais efeitos elas criam?
|
formas
|
Que
tipo de formas vocês podem encontrar na obra? Formas arredondadas, retas, pontiagudas,
pontilhados? Quais efeitos elas criam?
|
símbolos
|
Que
tipo de marcas e símbolos o artista usa? Quais efeitos elas tem? Eles fazem
parte da nossa cultura? O que significam?
|
superfície
|
Com o
quê a superfície parece? Que tipos de texturas podemos ver? Quais efeitos
elas criam?
|
escala
|
Qual é
o tamanho real dessa obra? Ela é grande? Suas dimensões originais são muito
diferentes das dimensões da reprodução que estamos vendo?
Faria
alguma diferença se ela fosse maior ou menor? Será que há algum motivo para o
artista ter escolhido esse tamanho?
|
espaço
|
Podemos
encontrar na obra sensação ou ilusão de espaço ou profundidade? Há
preocupação com isso?
Como as
formas são colocadas no espaço? Há simetria?
Como é
o movimento das formas no espaço?
|
materiais
|
Com que
materiais essa obra foi feita? São materiais tradicionais ou “encontrados”?
Como seria nossa reação diante a obra se o artista tivesse usado materiais
diferentes? Quais associações ou conotações os materiais usados carregam?
Vocês
são capazes de identificar todos os matérias usados pelo artista olhando para
a reprodução?
|
processo
|
Como
essa obra foi feita? Foi o artista que a fez ou ela foi fabricada? Que tipo
de habilidade esteve envolvida no processo de produção da obra? Aconteceram
fortes mudanças ao material enquanto a obra foi feita?
Conseguimos
ver na obra pronta indícios de seu processo de construção?
|
composição
|
Como a
obra está organizada? Como é a proporção dos elementos apresentados? A obra
apresenta semelhanças ou contrastes?
As
formas no espaço parecem seguir uma organização ou estão desorganizadas?
|
LEITURA TEMÁTICA
conteúdo
|
O que é a obra? Ela é sobre o quê?
O que está acontecendo? Podemos imaginar um enredo? A obra foi inspirada em
alguma obra literária (literatura mundial, nacional, mitológica, religiosa
etc.)?
|
mensagem
|
Depois de fazer uma descrição
atenta da obra, o que podemos especular sobre o que o artista quis dizer? Que
tipo de mensagem ele tentou passar? O que esta obra representa?
|
título
|
O que o artista quis dizer com esse
título? Ele muda o jeito como vocês vêm a obra? Vocês dariam outro título
para ela?
|
tema
|
Qual é o tema desse trabalho? Ele
apresenta mais de um tema? Qual será que foi a inspiração do artista para
fazer essa obra?
|
tipo / gênero
|
Há alguma relação dessa obra com os
gêneros tradicionais da História da pintura (mesmo que a obra em questão não
seja uma pintura), como por exemplo, o nu, a paisagem, o retrato ou a pintura de
natureza morta?
|
LEITURA PESSOAL:
você
|
Qual foi sua primeira reação com a
obra de arte? O que fez você sentir ou pensar assim?
Você gostou da obra à primeira
vista?
|
seu mundo
|
A obra te fez lembrar de quê?
Porque isso te fez lembrar daquilo?
Você consegue fazer alguma relação
entre o que vê e sua vida?
Ela representa algo que é
importante para você?
|
suas experiências
|
Você pode conectar a obra a quê?
Você já foi há algum lugar como este que é mostrado pelo artista?
|
Copiar as questões e resolve las.
O trabalho pode ser digitado ou escrito a mão. Capa e trabalho seguir Normas ABNT.
Não é necessário numerá-las mas a divisão das leituras sim, exemplo:
Leitura Pessoal
1- Você.
1- Você.
-Qual foi sua primeira reação com a obra de artes?
Responta___________________.
Postado 14/08 entrega 28/08.
Português
Material de estudo: copiar no caderno.
CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA - liga orações em que há uma relação de dependência, de subordinação. Uma oração é a principal, a outra é subordinada.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
Lição para casa - copiar no caderno e respondê-las. Para o dia 18/10/17 (quarta-feira)
1)Identifique as seguintes conjunções subordinativas: causal, comparativa, conformativa e proporcional e aponte-as: (Pular duas linhas para cada exercício)
a) Este cômodo é mais arejado que aquele.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
b)Não consegui fazer como você orientou.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
c) Não gosto deste jornal visto que não concordo com sua linha política.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
d) À medida que a conversa foi avançando, as pessoas foram se descontraindo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Aponte a oração principal e classifique a subordinada. (Observe o exemplo abaixo) Pular três linhas para cada exercício.
Logo que começou a reunião, a advogada pediu a palavra.
Oração principal: a advogada pediu a palavra.
Oração subordinada adverbial temporal: logo que começou a reunião.
a) Darei uma chegadinha aí, se dispuser de tempo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Tal foi sua pressa que fez tudo errado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Não podemos falar agora, para que as investigações não fiquem prejudicadas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A criminalidade agora é maior que antigamente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Você é tão espertinho quanto seu irmão.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lição para casa
Apostila páginas 41 a 43 para o dia 01/11/2017
Apostila páginas 47 a 50. Se não terminou em sala de aula para o dia 01/11/2017
Português
Material de estudo: copiar no caderno.
CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA - liga orações em que há uma relação de dependência, de subordinação. Uma oração é a principal, a outra é subordinada.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
Lição para casa - copiar no caderno e respondê-las
1) Aponte a conjunção subordinada e classifique-a: (Pular duas linhas para cada exercício)
a) Se houver maior participação, concluiremos os trabalhos hoje.
__________________________________________________________________
b) Você escreve pouco, porque tem preguiça de pensar.
__________________________________________________________________
c) Demos uma boa formação política às novas gerações, para que possam transformar este país.
__________________________________________________________________
d) Tão grande foi o protesto que a censura liberou o filme sem cortes.
__________________________________________________________________
e) Logo que percebemos nossa falha, fizemos as correções necessárias.
__________________________________________________________________
f) Fizemos tudo como prescreviam as instruções.
__________________________________________________________________
g) Embora você não goste, seu trabalho não está bom.
__________________________________________________________________
h) Tudo fica mais fácil quando as pessoas se unem.
__________________________________________________________________
i) O trabalho braçal é tão importante como o trabalho intelectual.
__________________________________________________________________
j) A praça é do povo conforme disse o poeta.
__________________________________________________________________
k) Os estudantes vão conquistando suas reivindicações à proporção que se organizam.
__________________________________________________________________
l) Direi estas verdades, mesmo que quebre a cara.
__________________________________________________________________
m) A greve terminará hoje, caso cheguemos a um acordo.
__________________________________________________________________
n) Procurou-nos assim que soube do acidente.
__________________________________________________________________
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
Lição para casa - copiar no caderno e respondê-las. Para o dia 18/10/17 (quarta-feira)
1)Identifique as seguintes conjunções subordinativas: causal, comparativa, conformativa e proporcional e aponte-as: (Pular duas linhas para cada exercício)
a) Este cômodo é mais arejado que aquele.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
b)Não consegui fazer como você orientou.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
c) Não gosto deste jornal visto que não concordo com sua linha política.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
d) À medida que a conversa foi avançando, as pessoas foram se descontraindo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Aponte a oração principal e classifique a subordinada. (Observe o exemplo abaixo) Pular três linhas para cada exercício.
Logo que começou a reunião, a advogada pediu a palavra.
Oração principal: a advogada pediu a palavra.
Oração subordinada adverbial temporal: logo que começou a reunião.
a) Darei uma chegadinha aí, se dispuser de tempo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Tal foi sua pressa que fez tudo errado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Não podemos falar agora, para que as investigações não fiquem prejudicadas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A criminalidade agora é maior que antigamente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Você é tão espertinho quanto seu irmão.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lição para casa
Apostila páginas 41 a 43 para o dia 01/11/2017
Apostila páginas 47 a 50. Se não terminou em sala de aula para o dia 01/11/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário