8º Ano EF II - Lição de Casa

Página destinada à colocação de Atividades e de Avaliações Mensais das disciplinas pertinentes à Turma.
Arte- Leitura de Imagem
LEITURA FORMAL

cores
Que cores o artista usou? Por que vocês acham que ele usou essas cores?
Como essas cores estão organizadas? Quais efeitos elas criam?
formas
Que tipo de formas vocês podem encontrar na obra? Formas arredondadas, retas, pontiagudas, pontilhados? Quais efeitos elas criam?
símbolos
Que tipo de marcas e símbolos o artista usa? Quais efeitos elas tem? Eles fazem parte da nossa cultura? O que significam?
superfície
Com o quê a superfície parece? Que tipos de texturas podemos ver? Quais efeitos elas criam?
escala
Qual é o tamanho real dessa obra? Ela é grande? Suas dimensões originais são muito diferentes das dimensões da reprodução que estamos vendo?
Faria alguma diferença se ela fosse maior ou menor? Será que há algum motivo para o artista ter escolhido esse tamanho?
espaço
Podemos encontrar na obra sensação ou ilusão de espaço ou profundidade? Há preocupação com isso?
Como as formas são colocadas no espaço? Há simetria?
Como é o movimento das formas no espaço?
materiais
Com que materiais essa obra foi feita? São materiais tradicionais ou “encontrados”? Como seria nossa reação diante a obra se o artista tivesse usado materiais diferentes? Quais associações ou conotações os materiais usados carregam?
Vocês são capazes de identificar todos os matérias usados pelo artista olhando para a reprodução?
processo
Como essa obra foi feita? Foi o artista que a fez ou ela foi fabricada? Que tipo de habilidade esteve envolvida no processo de produção da obra? Aconteceram fortes mudanças ao material enquanto a obra foi feita?
Conseguimos ver na obra pronta indícios de seu processo de construção?


composição
Como a obra está organizada? Como é a proporção dos elementos apresentados? A obra apresenta semelhanças ou contrastes?
As formas no espaço parecem seguir uma organização ou estão desorganizadas?

 LEITURA TEMÁTICA


conteúdo
O que é a obra? Ela é sobre o quê? O que está acontecendo? Podemos imaginar um enredo? A obra foi inspirada em alguma obra literária (literatura mundial, nacional, mitológica, religiosa etc.)?
mensagem
Depois de fazer uma descrição atenta da obra, o que podemos especular sobre o que o artista quis dizer? Que tipo de mensagem ele tentou passar? O que esta obra representa?
título
O que o artista quis dizer com esse título? Ele muda o jeito como vocês vêm a obra? Vocês dariam outro título para ela?
tema
Qual é o tema desse trabalho? Ele apresenta mais de um tema? Qual será que foi a inspiração do artista para fazer essa obra?
tipo / gênero
Há alguma relação dessa obra com os gêneros tradicionais da História da pintura (mesmo que a obra em questão não seja uma pintura), como por exemplo, o nu, a paisagem, o retrato ou a pintura de natureza morta?

LEITURA PESSOAL:

você
Qual foi sua primeira reação com a obra de arte? O que fez você sentir ou pensar assim?
Você gostou da obra à primeira vista?
seu mundo
A obra te fez lembrar de quê? Porque isso te fez lembrar daquilo?
Você consegue fazer alguma relação entre o que vê e sua vida?
Ela representa algo que é importante para você?
suas experiências
Você pode conectar a obra a quê? Você já foi há algum lugar como este que é mostrado pelo artista?

Copiar as questões e resolve las.
O trabalho pode ser digitado ou escrito a mão. Capa e trabalho seguir Normas ABNT.
Não é necessário numerá-las mas a divisão das leituras sim, exemplo:
Leitura Pessoal
1- Você.
-Qual foi sua primeira reação com a obra de artes?
Responta___________________.
Postado 14/08 entrega 28/08.

Português

Material de estudo: copiar no caderno.

CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA - liga orações em que há uma relação de dependência, de subordinação. Uma oração é a principal, a outra é subordinada.


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
Lição para casa - copiar no caderno e respondê-las

1) Aponte a conjunção subordinada  e classifique-a: (Pular duas linhas para cada exercício)

a) Se houver maior participação, concluiremos os trabalhos hoje.
__________________________________________________________________
b) Você escreve pouco, porque tem preguiça de pensar.
__________________________________________________________________
c) Demos uma boa formação política às novas gerações, para que possam transformar este país.
__________________________________________________________________
d) Tão grande foi o protesto que a censura liberou o filme sem cortes.
__________________________________________________________________
e) Logo que percebemos nossa falha, fizemos as correções necessárias.
__________________________________________________________________
f) Fizemos tudo como prescreviam as instruções.
__________________________________________________________________
g) Embora você não goste, seu trabalho não está bom.
__________________________________________________________________
h) Tudo fica mais fácil quando as pessoas se unem.
__________________________________________________________________
i) O trabalho braçal é tão importante como o trabalho intelectual.
__________________________________________________________________
j) A praça é do povo conforme disse o poeta.
__________________________________________________________________
k) Os estudantes vão conquistando suas reivindicações à proporção que se organizam.
__________________________________________________________________
l) Direi estas verdades, mesmo que quebre a cara.
__________________________________________________________________
m) A greve terminará hoje, caso cheguemos a um acordo.
__________________________________________________________________
n) Procurou-nos assim que soube do acidente.
__________________________________________________________________

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Lição para casa - copiar no caderno e respondê-las. Para o dia 18/10/17 (quarta-feira)

1)Identifique as seguintes conjunções subordinativas: causal, comparativa, conformativa e proporcional e aponte-as: (Pular duas linhas para cada exercício)
a) Este cômodo é mais arejado que aquele.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
 b)Não consegui fazer como você orientou.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
c) Não gosto deste jornal visto que não concordo com sua linha política.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
d) À medida que a conversa foi avançando, as pessoas foram se descontraindo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Aponte a oração principal e classifique a subordinada. (Observe o exemplo abaixo) Pular três linhas para cada exercício.

Logo que começou a reunião, a advogada pediu a palavra.
Oração principal: a advogada pediu a palavra.
Oração subordinada adverbial temporal: logo que começou a reunião.

a) Darei uma chegadinha aí, se dispuser de tempo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Tal foi sua pressa que fez tudo errado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Não podemos falar agora, para que as investigações não fiquem prejudicadas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A criminalidade agora é maior que antigamente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Você é tão espertinho  quanto seu irmão.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Lição para casa 

Apostila páginas 41 a 43 para o dia 01/11/2017

Apostila páginas 47 a 50. Se não terminou em sala de aula para o dia 01/11/2017










Nenhum comentário:

Postar um comentário